Programa oferece bolsas integrais de mestrado para minorias no Reino Unido

O Professional Development & Engagement (PDE), do Fundo Newton, está com inscrições abertas para o seu programa de bolsas de estudos de mestrado para grupos sub-representados na ciência no Brasil.

Com bolsas no valor equivalente a R$156 mil reais, o programa acontecerá em quatro fases. A primeira é um curso de inglês e preparação para o IELTS (exame que avalia a proficiência em Língua Inglesa), depois disso, o estudante será enviado para um curso de inglês de verão no Reino Unido. A terceira fase é o mestrado integral no país anfitrião e a última fase é a disseminação de impacto.

Nesta última fase, os(as) beneficiários(as) deverão desenvolver e participar em ações de disseminação, com o intuito de compartilhar suas experiências acadêmicas e pessoais no Reino Unido. Para verificar o cronograma oficial, confira o edital neste link.


A bolsa oferecida pelo programa custeará os seguintes itens:
  • Curso de inglês e preparação para o exame IELTS no Brasil.
  • Taxa do exame IELTS.
  • Tradução juramentada  de documentos para candidatura universitária no Reino Unido.
  • Taxas de vistos.
  • Voo internacional.
  • Custo de vida para o período de 15 meses.
  • Curso de inglês de verão no Reino Unido.
  • Taxa de matrícula na universidade britânica (tuition fee).
Pré-requisitos

Para se candidatar, é necessário ter concluído a graduação até dezembro de 2016, além de pertencer a instituições dos estados de Goiás, Paraíba ou Bahia. Candidatos que se forma no semestre letivo de 2016.2, mas não concluíram devido a greve, não poderão se inscrever.

O estudante deve também pertencer a uma minoria étnica, ser preferencialmente mulher e ter concluído sua graduação em áreas de ciência, inovação e tecnologia. Excelente histórico acadêmico é um diferencial.


Não se encaixa nos pré-requisitos? Confira essa oportunidade de bolsa de mestrado em Londres.

Além disso, o candidato deverá apresentar nível A2 de inglês, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (CEFR).  O(a) candidato(a) deverá apresentar, anexo ao formulário de candidatura, evidência do nível declarado de inglês (independentemente de qual seja). Esta evidência poderá ser na forma de: Certificado de conclusão de curso de língua, IELTS, Aptis, TOEFL, Cambridge, TOEIC etc.

Como se candidatar

Para se candidatar, é necessário preencher um formulário online e enviá-lo até o dia 19 de fevereiro de 2017, às 18h (horário de Brasília). Clique neste link para acessar o formulário online. É importante notar que apenas uma candidatura será considerada por pessoa e que o formulário de inscrição deve ser preenchido em inglês.

Etapas

Dos dias 20 a 22 de fevereiro de 2017, os candidatos considerados elegíveis deverão fazer um teste online de nivelamento. O teste tem duração de 40 minutos e requer acesso à internet e áudio.

Dos dias 6 a 9 de março de 2017, acontecerão as entrevistas individuais na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa (FAP) do seu estado. A lista de contemplados será divulgada no site oficial em 3 de abril de 2017.

Perguntas frequentes

O Fundo Newton divulgou ainda um áudio explicativo com respostas para as perguntas mais frequentes sobre o programa. Confira:

Share on Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Mais Populares