França abre inscrições para brasileiros cursarem ensino superior; confira guia completo

Brasileiros que desejam cursar o ensino superior na França já podem se inscrever. Pela primeira vez, a partir deste ano, é possível realizar o procedimento apenas através de formulários online, não havendo a necessidade de encaminhar cópias impressas de documentos.

Segundo informações de Thaís Cardim, porta-voz da Campus France, em entrevista ao site G1, a taxa de admissão é de 85% para brasileiros em instituições francesas.

Antes de iniciar sua candidatura, é indispensável que você já tenha identificado as instituições que oferecem o(s) curso(s) de seu interesse na França. Para tanto, consulte o catálogo das formações na parte “Encontre sua formação” na página inicial do site do Campus France Brasil.

Confira abaixo os prazos para cada modalidade:
  • 1º ano de graduação (Licence) nas universidades públicas francesas -  1º de dezembro de 2015 até 21 de janeiro de 2016.
  • Formação nas escolas de arquitetura (Licence e Master) -  1º de dezembro de 2015 até 21 de janeiro de 2016
  • 1º e 2º ano de curso tecnológico (DUT) no Instituto Universitário de Tecnologia – 1º de dezembro de 2015 até 21 de janeiro de 2016.
  • 2º e 3º ano de graduação (Licence) para as instituições conectadas ao Campus France – 1º de dezembro de 2015 até 18 de março de 2016.
  • 1º e 2º ano de pós-graduação (Master) para as instituições conectadas ao Campus France -  1º de dezembro de 2015 até 18 de março de 2016.
  • Réseau Polytech – Até 21 de janeiro de 2016 (primeiro ano preparatório – primeiro ano do total de 5 anos) ou 18 de março de 2016 (primeiro ano do ciclo engenharia – terceiro ano do total de 5 anos).


O procedimento de candidatura via plataforma online Campus France é realizado em 6 etapas. Confira abaixo um guia completo de como realizar a sua inscrição:

1. Cadastro online no Campus France Brasil.

Crie seu dossiê na plataforma Etudes en France.

2. Preenchimento do formulário online Campus France

Escolha a opção "Sou candidato".

Preencha "Minhas informações pessoais" e anexe os documentos solicitados: foto, documento de identidade válido (RNE obrigatório para estrangeiros) e comprovante de situação particular (se houver).

Preencha "Meu percurso e meus diplomas" e anexe os comprovantes dos documentos solicitados: diplomas e históricos de notas acompanhados de suas respectivas traduções juramentadas.

A. Cartas de recomendação, CV e comprovantes de experiências profissionais são opcionais. Se optar por inclui-los, será preciso providenciar as traduções juramentadas dos documentos. Na plataforma, selecione a opção ‘Outra atividade’.

B. Somente serão aceitos documentos em inglês ou traduzidos para inglês caso as candidaturas selecionadas sejam exclusivamente para cursos ministrados em inglês.

C. Preencha “Minhas competências linguísticas” e anexe seu comprovante do teste de proficiência em francês realizado, ou se possuir a inscrição, o comprovante de inscrição no teste.

O TCF-DAP (Sessão 18/01/2016) é obrigatório para as candidaturas em 1º ano de Licence nas universidades públicas francesas e nas escolas de arquitetura (DAP BLANC e JAUNE). Poderão ser dispensados da realização do teste, os candidatos que possuírem os exames DELF B2, DALF C1 ou C2 e TEF B2 com expressão escrita 14/20.

Para as demais candidaturas, deve-se apresentar o TCF-TP (Sessões de janeiro a abril) com prova facultativa escrita – nível recomendado B2. Também é possível apresentar os exames DELF B2, DALF C1 ou C2 e TEF B2.

A inscrição para os testes deve ser realizada na Aliança Francesa mais próxima de sua residência.
Candidatos ao diploma de arquitetura (DAP JAUNE) independentemente do nível escolhido (Licence ou Master) deverão encaminhar um Portfolio formato A4 para nosso escritório em São Paulo até 15 de janeiro (data máxima de postagem nos Correios).

3. Registro online dos cursos para os quais deseja se candidatar
Pesquise e selecione os cursos de seu interesse de acordo com o seu projeto de estudos.
Escreva seus textos de motivação em francês (o texto poderá ser escrito em inglês somente se o curso for ministrado em inglês).
Valide as candidaturas registradas.
Registre também as suas candidaturas que serão feitas junto às instituições não-conectadas à plataforma Etudes en France.  Em caso de admissão de candidaturas não registradas, será obrigatório a realização de um novo dossiê, incluindo o pagamento e entrevista, para o processo pré-consular.
Atente-se para as informações presentes na ficha “Informações sobre o curso”.

4. Submissão de seu dossiê de candidatura ao Campus France
Clique em “Submeto meu dossiê ao Campus France”. Verifique acima a data limite de submissão de seu dossiê de acordo com o seu projeto de estudos. Após a submissão de seu dossiê de candidatura, você será informado em até um dia útil sobre o pagamento da taxa administrativa Campus France.

5. Pagamento da taxa administrativa Campus France
Realize o pagamento da taxa Campus France em até dois dias úteis de acordo com a forma de pagamento indicada.

Seu dossiê de candidatura só será avaliado após a confirmação do pagamento.

É possível que sejam solicitadas correções em seu dossiê. Realize as correções com atenção e submeta novamente seu dossiê para avaliação. Lembre-se: quanto mais correções forem necessárias, mais tardiamente o seu dossiê será transmitido para as instituições francesas. 

Após a validação de seu dossiê, você será informado sobre o agendamento da entrevista de candidatura.

6. Agendamento de sua entrevista de candidatura Campus France
Para agendar sua entrevista de candidatura, você deverá escrever um e-mail para o endereço informado e realizá-la em um prazo de até duas semanas. Não tente agendar ou cancelar sua entrevista pela plataforma Etudes en France.

Realizada a entrevista, o seu dossiê estará completo e será transmitido para as universidades conectadas de seu interesse. No caso de candidaturas ao primeiro ano de Licence (DAP BLANC) as candidaturas às instituições não-conectadas serão transmitidas via correio por nossa equipe.

Verifique com os responsáveis pelos cursos de sua seleção (ou Secrétariat do departamento) se haverá necessidade de algum procedimento de candidatura específico a ser realizado paralelamente à candidatura Campus France.

Algumas instituições conectadas ao Campus France podem eventualmente solicitar que faça isso, de forma que é muito importante verificar diretamente com as universidades/escolas de seu interesse como proceder em relação a isso (documentos, prazos etc).
As instituições responderão no dossiê eletrônico.

7. Pedido de visto

As orientações sobre o pedido de visto serão enviadas somente depois receber um aceite e realizar a sua escolha definitiva. Caso você se interesse em obter informações sobre a documentação que deverá providenciar, acesse o site do Consulado onde deverá depositar o pedido de visto, de acordo com o seu local de residência.

Para mais informações sobre como realizar a candidatura, confira o site oficial da instituição.

Share on Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Mais Populares