[dendê] Noruega no final de semana: De quanto dinheiro eu preciso?

Esses dias, um rapaz veio me perguntar no Facebook qual seria o investimento necessário para passar um final de semana conhecendo a Noruega. Bem, como eu não estive em todos os lugares do país, decidi falar sobre os custos de coisas básicas em Oslo e dar dicas de como visitar a capital gastando pouco.

Eu não sei de onde ele estaria saindo, mas o pedido foi que eu tentasse resumir os gastos, excluindo passagens aéreas e hospedagem. Vou deixar claro aqui que hospedagem é uma coisa muito importante porque, a menos que você conheça alguém no país ou faça parte do CouchSurfing, vai pagar um precinho salgado pra ficar por lá.

Tenha em mente que 1 euro = 9,34 coroas norueguesas. Então, não se assuste!
No mais, vamos aos outros gastos:

Transporte: Cada ticket diário para usar quantas vezes quiser em todos os meios de transporte  coletivo (ônibus, barco, trem e bondinho) custa 90kr (9,6 eur). Já um ticket para 7 dias custa 240kr (25,6 eur). Ou seja, se você pretende ficar em Oslo por mais de 2 dias, vale a pena comprar o cartão semanal.

Ele pode ser encontrado nas lojas Narvesen (elas estão em todos os lugares, inclusive no aeroporto Gardermoen tem uma) e/ou na loja oficial da empresa de transporte, a Ruter. Essa loja oficial fica do lado de fora da Estação Central de Oslo. É só sair pela porta principal e, continuando na mesma calçada, de costas para a porta, virar à esquerda. Não tem erro.

Se você pretende passear apenas por Oslo, recomendo que compre seu ticket para a zona 1. Caso o seu passeio inclua Sandvika ou outro lugar mais distante, é melhor comprar para a zona 2. Vale lembrar que tickets para a zona 2 são mais caros, justamente porque abarcam uma região maior.

O trem do aeroporto para Oslo custa 180kr (19,26 euros ida+volta), se você pegar o R11, R10 ou L12. Ou seja, se você não pegar o "Fly To Get", que custa o olho da cara e é vendido nas máquinas laranjas. O que eu sempre digo é: foco na máquina de tickets vermelha! :P Lembre de comprar o seu ticket para a Oslo S., o nome da estação central. Detalhe, se você for estudante, o FTG custa o mesmo que o trem normal, mas é preciso estar munido de comprovantes, caso o fiscal solicite.



Comida: Quer lanchar algo que você dificilmente encontrará em outros países europeus? Eu recomendo um Kebab! O meu lugar preferido é o Bislett Kebab. Eles têm cinco lanchonetes em Oslo que podem ser encontrados aqui nesse mapinha do Google.

Evite BK e Mc Donalds. Sério, são bem caros. Até cachorro-quente na Narvesen é meio carinho. Agora, se for no inverno, recomendo que compre o chocolate quente (varm chokolade) da Narvesen! Ele custa 20kr (2,14 eur) e é uma delícia <3

Propaganda gratuita, ó! :P
Para comprar comida e levar para o hostel, recomendo que você procure a parada de ônibus "Brugata" (ou a estação de trem 'Grønland') e caminhe em direção ao "torg", que significa mercado. Lá você encontra frango assado, daqueles de televisão de cachorro, por ACREDITE SE QUISER 59kr (6,31 eur). Um frango inteirinho, olha, que maravilha! E outras coisas básicas como miojo, pão de forma, queijo e suco de caixinha por preços bem acessíveis.

Visitando museus:

Museu de História
Onde: Frederiks gate 2, 0164 Oslo
O que tem lá: Coisas de museu e aquele quadro 'O Grito', maneiríssimo
Horário de abertura: 1º de maio a 30 de setembro - 09h às 18h / 1º de outubro a 30 de abril - 10h às 16h
Quanto: Ticket para ele + Museu de Navios Vikings = 80kr (8,56 eur) para adultos e 50kr (5,35 eur) para estudantes. Menores de 18 anos não pagam.

Museu de História, lindão, no centro da cidade <3
Museu de Navios Vikings
Onde: Huk aveny 35, 0287 Oslo
O que tem lá: Utensílios Vikings, navios, roupitchas, ideal para fotos maneiras usando capacetes vikings
Horário de abertura: 15 de maio a 14 de setembro - 10h às 17h / 15 de outubro a 14 de maio - 11h às 16h
Quanto: Ticket para ele + Museu de História = 80kr (8,56 eur) para adultos e 50kr (5,35 eur) para estudantes. Menores de 18 anos não pagam.

Para encontrar esses lugares e conseguir se localizar melhor na cidade, recomendo que baixe o aplicativo #Ruter, disponível para dispositivos Android e iOS, em suas respectivas lojas. Ele é bem intuitivo e vai te ajudar muito.

É isso, povo! Vou fazer, em breve, um post falando sobre lugares para visitar em Oslo. Espero que esse tenha ajudado aos brazucas que pretendem conhecer pelo menos um país escandinavo! :D
Share on Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Mais Populares