Ufba sem CsF: Confira lista de faculdades parceiras na Alemanha


Para quem quer fazer intercâmbio na Alemanha pela Ufba, mas não sabe nem por onde começar. Eu criei uma lista das faculdades alemãs parceiras da nossa com informações relevantes como, por exemplo, quais cursos são oferecidos, o idioma dos mesmos e links para o formulário de inscrição além de link para outras informações relevantes.


Dividi o guia por cores que representam quatro áreas de ensino.
  • Exatas
  • Humanas
  • Saúde
  • Artes
Espero que isso facilite um pouco na hora de encontrar o seu curso na universidade alemã. Caso ele esteja entre os listados, recomendo que acesse o link para maiores informações e pesquise um pouco mais sobre a localização da universidade, o idioma em que o seu curso especificamente é ministrado e etc. Esta compilação foi baseada na lista de universidades parceiras disponibilizada pela Assessoria de Assuntos Internacionais da Ufba (AAI).

Dica: Para encontrar seu módulo rapidamente, use Ctrl+F e digite o nome do curso.

1. Hochschule Bremen
Cursos oferecidos: Administração e Relações internacionaisCiências Sociais e Mídia; Arquitetura, Engenharia Civil, Engenharia AmbientalCiência da Computação; Engenharia Elétrica; Engenharias e Ciência.

Cursos de graduação oferecidos em: alemão. (Único curso oferecido em inglês é o de Ciência Náutica)

Formulário de inscrição na faculdade neste link.

É possível preencher um formulário que inclui acomodação.

Mais informações neste link.

2. Fachochschule Gelsenkirchen

Cursos oferecidos: Informática aplicada; Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Física, Engenharia de NegóciosTecnologia da InformaçãoMecatrônica; QuímicaSistemas e Materiais da Nano Ciência; Jornalismo; Relações Públicas; Informática de Mídia; Administração; Gerenciamento Internacional; Direito Administrativo Internacional, Direito Administrativo e Administração; Biologia Molecular

Cursos de graduação oferecidos em: inglês e alemão. É possível verificar em quais idiomas os cursos são ministrados acessando este link.

Formulário de inscrição na faculdade neste link.

Há também um formulário que inclui acomodação.

Mais informações neste link.

3. Hochschule Fur Musik Carl Maria Von Weber Dresden

Cursos oferecidos: Instrumentos de sopro e Bateria; Realização de Coral; Estudos vocais; Instrumental- e educação vocal: Instrumentos de sopro / Drums, Estudos vocais, Piano, Cordas e Harpa; Jazz / Rock / Pop Instrumental e Estudos Vocais; Jazz / Rock / Composição de Pop / Arranjo; Piano; Composição; Acompanhamento de Música Teatral; Teoria Musical; Direção de Orquestra; Cordas / Harp.

Cursos de graduação oferecidos em: alemão.

Formulário de inscrição na faculdade disponível neste link.

Mais informações neste link.

4. Johan Wolfgang Goethe Frankfurt Am Main

Cursos oferecidos: Direito; Economia e Administração; Ciências Sociais (inglês); Ciências da Educação; Psicologia e Ciências do Esporte; Teologia Protestante; Teologia Católica Romana; Filosofia e História; Faculdade de Linguística, Cultura e Artes; Linguagem Moderna (inglês); Geociência e Geografia (inglês); Ciências da Computação e Matemática; Física; Bioquímica, Química e Farmácia (inglês); Ciências Biológicas; Medicina

Cursos de graduação oferecidos em: alemão e inglês.

Formulários de inscrição estão disponíveis em cada faculdade dento do site da universidade. Neste link, você encontro o passo-a-passo para inscrição.

Mais informações neste link.

5. Technische Universität Ilmenau

Cursos oferecidos: Engenharia Biomédica, Engenharia Elétrica, Engenharia Automotiva e Engenharia Mecânica; Ciência da computação; Mecatrônica; Tecnologia de Mídia; Tecnologia de Sistema Optical; Cibernética Técnico e Teoria de Sistemas; Ciência de materiais

Cursos de graduação oferecidos em: alemão.

Formulários de inscrição estão disponíveis em inglês e em alemão.

Mais informações neste link.

6. Technische Universität Carolo-Wilhelmina Zu Braunschweig

Cursos oferecidos: Biologia; BiotecnologiaGeoecologiaFarmáciaEsportes e Pedagogia do Movimento; Ciências AmbientaisArquitetura; Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Engenharia Industrial, Engenharia Ambiental, Engenharia Aeroespacial, Engenharia de Processos, Engenharia Elétrica, Engenharia Biológica, Engenharia de Nano Sistemas (inglês) e Engenharia FarmacêuticaQuímica; Computação e Eletrônica; Eletrotécnica; Matemática Financeira e de Negócios; Ciência da Computação; Engenharia de Sistemas de Informação; Telecomunicações com ênfase em Engenharia Eletrotécnica; Tecnologia com ênfase em Engenharia Mecânica e Automotiva; Química dos Alimentos; Ciência de materiais com ênfase em Engenharia Mecânica; Matemática; Mecatrônica com ênfase em Engenharia Mecânica; Mecatrônica e Instrumentação com ênfase em Engenharia Elétrica; Ciência da computação com ênfase em Informática; Mobilidade e Transportes; Física; Física e sua mediaçãoProdução e Engenharia de sistemas com ênfase em Engenharia Mecânica; Política integrada a Ciências SociaisEstudos em Inglês (inglês); Teologia ProtestantePsicologia; Ciências SociaisCiências Sociais IntegradasHistóriaAlemãoEstudos de MídiaFilosofiaMagistério em ArtesCiência da ArteEducação Musical.

Cursos de graduação oferecidos em: inglês e alemão.

Formulário de inscrição está disponível neste link.

Mais informações neste link.

7. Universität Giessen

Cursos oferecidos: Ciências Aplicadas de TeatroMúsica; Educação Musical; Educação Infantil; História e Cultura; Linguagem, Literatura e Cultura; Línguas Modernas, Culturas e Administração; Línguas Modernas e Ensino da Língua; Ciências Sociais; Cultura do Mundo Antigo; Educação e Formação Profissional; Materiais Avançados; Ciências AgráriasPsicologiaGeografiaEconomia e Administração; Biologia; Gestão Ambiental; Ciências da Nutrição; Ciências da Nutrição e Economia Doméstica; Atividade Física e Saúde; FísicaQuímicaQuímica de Alimentos; Matemática.

Cursos de graduação oferecidos em: alemão.

Formulário de inscrição está disponível neste link.

Mais informações neste link.

8. Universität Jena

Cursos oferecidos: Teologia; Direito; Economia; Filosofia; Ciência Social e Comportamental; Matemática e Ciências da Computação; Física e Astronomia; Química e Ciências da Terra; Biologia e Farmácia; Medicina.

Cursos de graduação oferecidos em: alemão.

Formulário de inscrição está disponível neste link. Há  também disponibilidade de dormitórios para estudantes da faculdade. Os formulários dos dormitórios estão neste link.

Mais informações neste link.

9. Universität Rostock

Cursos oferecidos: Ciências da AgriculturaQuímica; Engenharia Elétrica; Informática; Tecnologia da informação / Técnico de Informática; Matemática; Engenharia Mecânica; MecatrônicaFísica; Engenharia Biomédica; BiociênciasBiotecnologia Médica; Engenharia de Negócios; Informática de Gestão; Administração Pedagógica; Ciências Empresariais; Administração, Sociedade e Direito - Bom Governo; Ciências Sociais.

Cursos de graduação oferecidos em: alemão.

Formulário de inscrição está disponível neste link.

Mais informações neste link.

Lembrete: O intercâmbio para universidades parceiras promovido pela Ufba está isento de taxas de mensalidade, semestre, etc. Este é o único benefício da parceria. O estudante ainda deve arcar com custos de alimentação, acomodação, transporte, visto, passaporte e passagens aéreas.
Share on Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

2 comentários:

  1. Oi Carla, tudo bom? Muito bom seu post, ajudou muito! Você já fez o intercâmbio ou começou a se alinhar com a UFBa para isso? Porque eu fiquei meio confusa de como se dá a aplicação, porque umas coisas a AAI fala e são bem diferentes do que a gente encontra no site da faculdade parceira :/ Por exemplo, fico na dúvida sobre teste de proficiência, porque a UFBA pede e a uni que eu escolhi não, além também dos deadlines que sempre parecem bem diferentes. Se souber essas coisas, vamos trocar uma ideia depois! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sofia, tudo bem? Tem um post aqui no blog falando sobre esse assunto! Ele se chama: Ufba sem Ciências sem Fronteiras: Saiba por onde começar.

      Veja se encontra e se ele te ajuda. Eu já fiz intercâmbio pela Ufba, em 2014! :D

      Excluir

Mais Populares