Confira 10 dicas para comprar passagens aéreas mais baratas



1. Use buscadores na internet e visite sites oficiais

Existem duas formas de encontrar passagens aéreas mais baratas, uma delas é visitar o site da companhia e procurar pelas datas de seu interesse. Outra, é utilizar os buscadores de passagens aéreas (Decolar, Submarino, Kayak e etc), eles normalmente são vantajosos.

No entanto, nunca procure passagens em somente um buscador ou somente no site oficial. A dica é fazer a busca primeiro no buscador, ver quais são os voos que estão disponíveis e depois comparar com os preços que os sites oficiais destas companhias aéreas lhe oferecem.

No final das contas, geralmente é mais vantagem comprar o voo mais barato no site oficial da companhia aérea, já que isso lhe isentará da taxa, que geralmente é cobrada pelos buscadores.

2. Seja flexível com dias, horários e até destino

Existem certas condições para encontrar uma passagem com preço reduzido, a principal delas é ser flexível na data e hora da partida. É muito mais fácil, por exemplo, encontrar passagens baratas entre terça e quinta-feira do que durante o final de semana.

Com relação ao destino, às vezes, é mais barato ir para uma cidade próxima ao aeroporto principal do que diretamente para este aeroporto. Principalmente no caso de viagens internacionais. É possível economizar mais de U$ 500,00 apenas escolhendo um aeroporto mais distante e pagando cerca de U$ 20,00 por um ônibus que o levará até o centro da cidade.

3. Esteja aberto às conexões, elas são mais baratas que voos diretos

Isso acontece porque os viajantes executivos, que vão a trabalho, não querem perder tempo com conexões, então pagam mais caro por um voo direto. As companhias aéreas, sabendo disso, têm preços mais altos em voos diretos. Se você não se importa com conexões, em geral elas serão mais baratas.

4. Compre as passagens com antecedência, mas não tanto

Para voos nacionais, estudos comprovam que as melhores passagens são encontradas entre 4 e 6 semanas antes da partida, ou seja, no máximo um mês e meio de antecipação. Já no caso de voos internacionais, a antecedência recomendada é de quatro meses. Isso porque são nas compras de última hora que as companhias aéreas lucram mais pois sabem que o cliente está, provavelmente, desesperado.

5. Receba informações sobre promoções de passagens aéreas no seu e-mail

Para não perder nenhuma barganha, é preciso estar muito bem informado. Além de visitas periódicas aos sites das companhias aéreas, vale assinar os boletins de notícias (newsletters) e até seguir o twitter oficial de buscadores online.

6. Esteja atento às regras das promoções

Toda promoção tem suas regras, quando você procura no site da companhia pelo preço anunciado e não encontra, certamente está fugindo de uma ou outra regra.

A regra mais comum diz respeito à data da partida e retorno, eles normalmente estipulam um período para a validade da promoção. A segunda regra mais comum é sobre a permanência mínima e sobre passar pelo menos um domingo no destino. Outra regra fala da antecedência mínima da compra, algumas passagens devem ser compradas com no mínimo 20 dias, outras 10, enfim, cada promoção é diferente. A quarta e última regra, usada principalmente em viagens internacionais, é que a maioria das promoções não incluem no valor final as taxas de aeroportos.

Além disso, existem promoções que funcionam apenas para um trecho e, assim, a companhia aérea acaba compensando o valor promocional aumentando o valor do segundo trecho.

7. Se inscreva nos programas de milhas das companhias aéreas

Mesmo que você não seja um viajante frequente, se lembre que existem cartões de crédito com os benefícios de acumular milhas em compras comuns, seja no supermercado, no posto de gasolina, no shopping.

Seja lá o que você estiver comprando ou pagando, suas milhas irão acumulando, com isso viajar mais barato deixará de ser um sonho e se tornará uma realidade. Fale com seu gerente de conta e converse sobre qual cartão de crédito é mais conveniente no assunto “milhas aéreas”, ele certamente lhe indicará uma boa opção. Se o avião não estiver cheio as companhias aéreas disponibilizam os assentos vazios para serem comprados com milhas.

8. Se não tiver nada a perder, se arrisque em promoções de última hora

Se o voo estiver vazio as companhias aéreas tendem a fazer promoções para lotar o avião. O risco é você não conseguir essa promoção e acabar pagando uma bala pela passagem ou simplesmente ter que cancelar a viagem se o valor da passagem for muito alto.

Dificilmente promoções de último minuto vão acontecer com uma companhia aérea de baixo custo. Neste caso, é melhor não contar com a sorte.

9. Evite voar em períodos de alta estação

Você pode conferir na internet quais são as datas de alta estação para o seu destino. Mas como ideia geral, é só verificar quando é o período de férias escolares. Lembrando que no hemisfério Norte as longas férias de verão são durante o nosso “inverno”. Tente fugir dessas datas.

10. Em viagens internacionais, vá sozinho

Quase ninguém gosta de viajar sozinho, porém, é muito certo que na hora de conseguir embarcar num preço promocional viajar com mais de uma pessoa diminui muito sua possibilidade de um preço menor.

Principalmente quando você compra passagens de última hora, viajar sozinho pode reduzir muito o custo de seu voo. 

Essa regra não se aplica muito ao Brasil, já que em voos nacionais praticamente não existe preço reduzido de última hora, mas em voos internacionais a regra é funcional e se mostra interessante.
Share on Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

3 comentários:

  1. Ótimas dicas para quem gosta de viajar! Eu só viajo quando estou de férias mesmo hahaha
    Já conhecia algumas dessas dicas, inclusive já comprei minhas passagens para as minhas férias.
    Mas valeu do mesmo jeito :)
    Beijos!

    www.entorpecendo.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa eu amei as dicas, eu nunca viajei de avião, mas essas dicas vão ser super uteis mais para frente
    beijos http://www.blogdaxavier.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas!
    Beijos.

    http://www.tendenciateen.com/

    ResponderExcluir

Mais Populares